No final de abril a média das últimas 40 saídas do modelo CFS previa o seguinte cenário para as temperaturas na América do Sul:
O realizado, mais um vez, foi próximo do previsto. Tivemos anomalias positivas no sul do Brasil e, especialmente, na Argentina, embora no sul do Brasil não tenham sido tão fortes quanto o previsto. As anomalias negativas foram confirmadas no centro e centro oeste do continente.
Para o mês de junho o CFS projeta um incremento ainda maior das anomalias positivas. Praticamente todo o continente sul americano estaria impactado pelo fenômeno El-Niño, que aquece as águas equatoriais do Oceano Pacífico e traz impactos diretos sobre o continente. Porto Alegre aumentaria ainda mais a sua atual sequência recorde de anomalias positivas, conforme já comentado em outros posts deste blog.
Perdurando o atual nível de anomalias, 2015 é postulante ao título de ano mais quente da série histórica de Porto Alegre e de algumas outras estações, especialmente do leste do sul do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário