A nova normal climatológica - 1991/2020 - ainda não está pronta. Restam apenas quatro anos para que ela se integralize. Porém, já é possível verificarmos como ela está se diferenciando da anterior, a 1961/1990, após 26 anos de dados. As estações analisadas são as do INMET de Porto Alegre/RS, Uruguaiana/RS e Curitiba/PR, e é incrível como a normal climatológica de temperatura mudou de forma distinta para essas três cidades. Enquanto uma esfria, outra esquenta e outra apresenta uma mínima oscilação.
Qual esfriou? Uruguaiana/RS! Dos doze meses do ano, sete nesta cidade do extremo oeste do Rio Grande do Sul ficaram mais frios nos últimos 26 anos, três não sofreram alteração e dois esquentaram. No cômputo anual a cidade acabou ficando mais fria em dois décimos. Vejam na última linha da Tabela-1 abaixo a oscilação em graus celsius entre as duas normais citadas. Todos os primeiros setes meses do ano esfriaram, com destaque para julho (-1,1C) e maio (-0,7C). Os meses que esquentaram foram agosto (+0,2C) e dezembro (+0,1C).
Tabela-1: Médias Climatológicas de Uruguaiana/RS Desde 1951 - Clique Para Ampliar
Agora vamos à cidade que esquentou: Curitiba/PR. A capital paranaense passou por um processo de aquecimento superior em módulo ao resfriamento verificado em Uruguaiana/RS. Todos os doze meses do ano em Curitiba/PR apresentaram aquecimento, sendo nenhum inferior a +0,6C (novembro). Os meses que mais esquentaram foram abril, junho e dezembro, +1,3C, +1,2C e +1,2C, respectivamente. Em virtude disso a cidade viu sua média anual saltar +0,9C, como mostra a Tabela-2.
Tabela-2: Médias Climatológicas de Curitiba/PR Desde 1951 - Clique Para Ampliar
Por último, vamos aos dados de Porto Alegre/RS, a cidade que esquentou, mas não no mesmo teor de Curitiba. Enquanto a capital paranaense esquentou +0,9C na sua média anual, a gaúcha ficou em +0,3C. Dos doze meses do ano em Porto Alegre/RS, o mês que mais esquentou, abril (+0,6) - que também foi o mês que mais esquentou em Curitiba/PR - apresentou o mesmo nível de aquecimento que o mês que menos esquentou naquela cidade. No total, foram 10 meses que esquentaram em Porto Alegre, um que ficou zerado (fevereiro) e um que esfriou -0,4C (julho). Eu como portoalegrense fiquei um pouco surpreso com o dado de fevereiro. Sem analisar os números, eu achava que este mês era um dos que mais havia esquentado na cidade, talvez pela experiência recente de verões muito quentes na cidade. Os dados de Porto Alegre/RS seguem na Tabela-3.
Tabela-3: Médias Climatológicas de Porto Alegre/RS Desde 1951 - Clique Para Ampliar
Fiz um gráfico colocando lado-a-lado a variação mensal das duas normais climatológicas nas cidades estudadas. O eixo X traz os meses e o eixo Y a variação em graus celsius entre estas normais. Percebe-se uma correlação maior entre o "comportamento" das linhas de Porto Alegre e Uruguaiana, estando Curitiba levemente mais destoante. Como a análise das tabelas 1, 2 e 3 mostrou, Uruguaiana/RS se mantém mais abaixo da linha de zero, e Curitiba/PR mais acima.
Gráfico-1: Evolução Linear Das Mudanças Mensais da Climatologia de POA, URUG e CTBA
Esse estudo comparativo traz uma visão alternativa sobre o clima do Brasil, onde o consenso é o de que todo o centro sul do país esquentou. Afinal, os dados de Uruguaiana mostram que pode ser que esse aquecimento esteja mais concentrado na porção leste do país. Precisaríamos analisar mais algumas estações do interior do centro sul para constatar isso. Sem realizar nenhum estudo, eu creio que o aquecimento no atlântico sul nos últimos anos pode ter sido um driver importante para esse aquecimento oriental, afinal o vento leste é o dominante em cidades costeiras da região. No caso específico de Porto Alegre, o vento leste, de origem marítima, é o dominante em 80% dos dias do ano conforme o Atlas Ambiental da Cidade. Pretendo realizar um estudo sobre isso nos próximos meses para ver se é possível achar uma correlação importante.
Abraços!
Legal.
ResponderExcluirShow!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFantástico! Que tal incluir Florianópolis??
ExcluirCaio, terei que pegar cidades costeiras com boa série. Florianópolis certamente estará inclusa!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGean, a década atual é realmente muito mais quente, porém março, junho e julho estão mais frios nessa década quando comlarados com a 61/90.
ResponderExcluirSobre agosto, não esqueça de 2013. Foi o segundo mais frio de toda a série de Porto Alegre. Perde apenas para 2014.
Abs!
Corrigindo: Perde apenas para 1984
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGean, se vc considera agosto de 1984 um agosto muito bom, deveria qualificar o de 2013 tão bom quanto. Foram muito parecidos em termos médios.
ResponderExcluirE eu não discordo de você que agosto tenha aquecido de um modo geral. Eu apenas pontuei 2013. Ele foi 2o mais frio de toda a série de Porto Alegre. Isso é relevante
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim! Isso, sim! Mas daí não é apenas com agosto. Nenhum mês da história de Porto Alegre registrou anomalia de -5C como a vista em agosto de 2015. Nenhum! As anomalias vistas em 2012 e 2015 foram aberrações para qualquer mês do ano!!
ResponderExcluirBruno, uma coisa que achei curiosa nos dados que tu postou sobre POA e quero destacar aqui. Muitos falam que POA aqueceu, outros não, muitos reclamam do padrão pós 2000, que é ruim pra uma sequência de Invernos frios, e aí me veio a curiosidade: Sobre como a Capital Gaúcha se comporta no atual século. Aí decidi somar os dados das décadas 2001-2010 e 2011-2016 e comparar com a normal 1961-1990. E o resultado, é que depois de 2000, POA teve um aquecimento anual de +0,48. Alguns podem achar relevante e outros inútil. O mês que mais aqueceu depois de 2000 foi Agosto com +0,9 de aquecimento, enquanto Julho foi o único que resfriou com -0,2. E quem reclama do padrão do pós 2000 em relação a uma sequência de Invernos frios, reclamam com certa razão, pois apesar do resfriamento de Julho, Agosto aqueceu muito, Junho foi bem ruim na década passada, e como consequência o Inverno Porto Alegrense teve aquecimento de +0,36 no atual século.
ResponderExcluirOs anos aqueceram. É inegável, como vc bem falou. Os junhos/julhos (JJ) resfriaram bem de leve (-0,1C), mesmo no século atual. JJA esquentaram bem de leve na década atual sobre a normal (+0,3C), basicamente por conta dos agostos de 2012 e 2015, bizarros.
ExcluirAmigo, onde vc conseguiu a normal climatológica de Curitiba de 1991-2020? Preciso dela completa(com precipitação acumulada e tudo mais), e não só com as variações de temperatura. Estou fazendo um trabalho, se puder me ajudar..
ResponderExcluirOpa! Vá ao site do INMET e busque dados do BDMEP. Abs!
ExcluirObrigada. O problema é que precisa de cadastro, e eu não estou conseguindo cadastrar.
ExcluirSerá que teria como você me mandar nesse e-mail:let.rodriguesilv@gmail.com ?
ExcluirOK! Mandarei pra vc
ExcluirMuito obrigada!
Excluir