quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Imagens do Impressionante Lake Effect de Buffalo/NY

A nevasca que atingiu o oeste do Estado de Nova York nos EUA (ou a região leste do Lado Erie) tem duas grandes motivações: ar congelante proveniente do Ártico Canadense e as águas "quentes" dos grandes lagos, especialmente os da porção sul como o Lago Erie. O ar muito frio em contato com a superfície mais aquecida do Lago faz com que haja transporte vertical de umidade da superfície do lago para a parte mais alta da atmosfera (entre 1500 e 3000 metros). Isso ocorre porque o ar mais quente sobe quando está em contato com o ar mais frio. Portanto, quanto maior for essa diferença de temperatura, maior é a velocidade com que estas nuvens se formam pela ascensão deste ar mais quente da superfície do lago. Isto forma nuvens carregadas de neve! Como nesta época do ano as águas do Lago Erie ainda não estão tão resfriadas (há 2 meses atrás ainda era verão na região), e como em novembro ainda não são esperadas ondas de frio tão fortes como essa que atinge a região, tivemos a oportunidade perfeita para o registro daquilo que os norte-americanos chamam de "Lake Effect".


A imagem acima é a tela da previsão do NCEP para hoje a noite no nordeste dos EUA. Infelizmente a imagem já está impactada por alguns dias de onda de frio sobre a região, mas ainda assim podemos notar a diferença de temperatura entre o lago Erie (com manchas azuis ao redor de +7C) e o que temos na cidade Buffalo/NY (na região em vermelho com temperaturas ao redor de -2C). A imagem em si não evidencia o Lake Effect (contraste entre a superfície do lago e a atmosfera congelada logo acima do mesmo), mas mostra como o Lago está "quente" perto de todo o resto.

Agora vamos aos fatos! No time-lapse abaixo temos na prática aquilo que acabei de descrever! Imagens do Lago Erie em time-lapse mostrando a evaporação de umidade de dentro do lago quando este entra em contato com o ar congelante. Olhem que interessante!

Clique aqui para assistir às imagens do Lake Effect

Não foi a toa que caiu quase 2 metros de neve sobre a região. Tivemos a combinação perfeita para a ocorrência dessa tempestade.

Falou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário