quinta-feira, 21 de maio de 2015

Veranico de Maio a Mil !!!

O tradicional "Veranico de Maio" é um período morno em um mês onde já são esperadas temperaturas mais baixas para o sul do Brasil. É difícil verificarmos anos sem que convivamos com esse aquecimento, contudo um fato especial tem se registrado no Veranico de Maio de 2015: sua extensão. Não só o sul do Brasil, mas praticamente todo o Conesul vem apresentando um calorzinho acima do normal. A Província de Buenos Aires tem registrado dias em sequência com temperaturas máximas ao redor de 27C, quando o normal para a época seria algo em torno de 18C/19C. O mapa abaixo de anomalias dos últimos 10 dias ilustra bem a situação com praticamente toda a Argentina com temperaturas bem acima do normal, especialmente na província onde se encontra a sua capital.



A média do mês, contudo, mostra anomalias mais brandas em virtude do início de leve frio que tivemos, destacando-se o frio na região sudeste do Brasil. Em Porto Alegre a leve anomalia positiva que temos hoje ainda não consegue ser perceptível pela escala de cores do mapa.


O fim do Veranico de Maio já tem data para terminar. Na Argentina ele acaba nessa sexta-feira, enquanto que no RS o fim se dará entre sábado e domingo.

Fui!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário