segunda-feira, 15 de junho de 2015

Comparação entre os Climas de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre

As três maiores cidades brasileiras localizadas sob a classificação do clima subtropical possuem correlações entre si. São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, as três possuem estação fria e quente, e não registram estação seca. Entretanto, ao cruzarmos as variáveis climatológicas da normal 1961/1990 do INMET destas três capitais, podemos encontrar uma correlação mais estreita em duas destas cidades pela maioria das variáveis analisadas. Obviamente não são isolados os aspectos atrelados à altitude, uma variável que tende a compensar os efeitos da latitude especialmente no cômputo das temperaturas médias, e que em São Paulo e Curitiba cumpre um papel muito importante como regulador térmico. Contudo, variáveis como insolação, nebulosidade e precipitação tendem a ser bem menos influenciadas pela altitude, e talvez possam evidenciar melhor a dinâmica atmosférica (que independe da altitude) de cada cidade. Bom, vamos às comparações e vejamos o que podemos concluir após identificarmos correlações e diferenças no clima destas três cidades.

INSOLAÇÃO

O gráfico mostra uma correlação muito próxima entre Curitiba e São Paulo em praticamente todos os meses do ano. Nestas duas cidades o número de horas de sol possui uma leve tendência de alta entre janeiro e agosto sendo que, neste último, há um pico na cidade de São Paulo. Em Porto Alegre o gráfico possui comportamento muito diferente. Na capital gaúcha os verões são ensolarados, enquanto que no inverno é a capital com menor insolação entre as três.



NEBULOSIDADE

Essa variável é correlacionada com a anterior, afinal a insolação também varia em função da cobertura de nuvens (além da latitude). Porém, analisando apenas a cobertura de nuvens, Porto Alegre é bem menos encoberta que as outras duas capitais que, mais uma vez, são bastante correlacionadas. Porto Alegre possui um comportamento lateral ao longo do ano em relação ao seu percentual médio de cobertura de nuvens, enquanto que em São Paulo e Curitiba se verifica um aumento nos meses de verão. 



UMIDADE RELATIVA MÉDIA DO AR

A umidade média do ar também se relaciona com as duas anteriores, portanto nos meses de verão Porto Alegre obviamente teria que apresentar redução em seus valores médios, afinal possui menos nebulosidade e maior insolação que Curitiba e São Paulo. Estas duas últimas mais uma vez apresentam uma maior correlação. 



PRECIPITAÇÃO

Diferentemente das variáveis anteriores, essa é a primeira onde não é possível achar uma relação mais estreita entre as três capitais. São Paulo e Curitiba apresentam redução da pluviosidade média no inverno, porém Curitiba não chega a apresentar valor tão baixo quanto São Paulo nestes meses. Os 73 milímetros médios registrados em Curitiba em Agosto não chegam a ser tão baixos quanto os 39 milímetros médios de São Paulo. Porto Alegre, por outro lado, tem crescimento no seu índice médio nos meses de inverno. 



TEMPERATURA MÉDIA

Curitiba e São Paulo apresentam uma amplitude térmica anual menor quando comparada com Porto Alegre, por isso o gráfico da capital gaúcha mostra-se mais "agressivo". Enquanto Curitiba e São Paulo possuem amplitude térmica anual de 7,7C e 6,6C, respectivamente. Em Porto Alegre esse valor é de 10,3C, o que faz a diferença entre a estação fria e quente de Porto Alegre ser mais pronunciada.

Curitiba e São Paulo mostram uma diferença quase que constante ao longo do ano, sendo a primeira sempre mais fria, embora na casa dos 2C nos meses de verão e de 3C nos meses de inverno. 

Porto Alegre já oscila mais em relação às anteriores. Enquanto no verão abre 4,2C de Curitiba, no inverno essa diferença cai para 1,2C. Em relação à São Paulo, a capital gaúcha é mais quente por 7 meses do ano e mais fria pelos 5 meses restantes. 



TEMPERATURA MÁXIMA MÉDIA

O comportamento é similar ao da temperatura média, com Porto Alegre apresentando uma amplitude mais destacada que a das outras duas capitais, pois consegue ser a mais quente nos meses de verão, a intermediária nos meses de outono e primavera e até a mais fria em dois meses do inverno (junho e agosto). Curitiba é a capital que quase sempre mostra a menor máxima, e anda em paralelo junto com São Paulo nas trajetórias de aquecimento e resfriamento.



TEMPERATURA MÍNIMA MÉDIA

Comportamento muito similar ao da temperatura média, com Curitiba sempre se mostrando mais fria que as outras duas capitais. Entretanto, mais uma vez, Porto Alegre mostra maior amplitude entre verão e inverno, enquanto que São Paulo e Curitiba aquecem e esfriam numa proporção mais próxima, embora de uma forma não tão pronunciada como visto no gráfico da temperatura máxima média.



RECORDE DE TEMPERATURA MÁXIMA ABSOLUTA

O gráfico é quase auto explicativo. Os recordes de calor para cada mês do ano são muito próximos entre Curitiba e São Paulo, enquanto que Porto Alegre é quase que absoluta em todos os meses do ano, exceto setembro, único mês que São Paulo bate a capital gaúcha.



RECORDE DE TEMPERATURA MÍNIMA ABSOLUTA

Esta é a única variável onde Curitiba se isola da outras duas capitais e, ao mesmo tempo, é onde Porto Alegre e São Paulo são bem correlacionadas. Os recordes de Curitiba são nitidamente mais extremados. A posição levemente mais meridional da capital paranaense consegue desassociá-la de São Paulo nos eventos de frio extremo, de massas de ar de influência continental, fato este que Porto Alegre não consegue fazer devido à sua altitude ao nível do mar (mesmo que seja até mais influenciada que Curitiba nesses eventos). 



CONCLUSÃO

São Paulo e Curitiba possuem uma dinâmica climática similar para a maioria das variáveis analisadas, exceto quanto aos recordes de frio, onde São Paulo e Porto Alegre se aproximam sobremaneira. Os movimentos ao longo do ano obedecem uma ordem muito próxima para capitais do Paraná e São Paulo, sendo Curitiba sempre mais fria que São Paulo, exceto quanto aos recordes de temperatura máxima, onde estas duas se aproximam bastante.

Porto Alegre possui pouca correlação com São Paulo e Curitiba em relação à nebulosidade, insolação e precipitação, e apresenta-se mais oscilante ao longo do ano quanto ao comportamento das temperaturas, exceto nos recordes de temperatura máxima e mínima, quando a oscilação tende a ocorrer numa mesma proporção das outras duas capitais. No caso do recorde de temperatura mínima, como já foi comentado, além de oscilar numa ordem semelhante, a capital gaúcha registra valores muito semelhantes à paulista.

4 comentários:

  1. Faz tempo que procurava uma comparação mais detalhada. Sou da capital paulista e já morei em Curitiba. Os curitibanos pensam - ou melhor: têm certeza - que só faz frio na cidade deles. Na questão do "recorde de temperatura mínima" acredito que em Curitiba seja mais extremo não apenas pela questão "meridional", mas também pela altitude, já que Curitiba é a capital com maior altitude; e finalmente por conta da "ilha de calor" que assola bem mais a São Paulo do que qualquer outra delas localizadas na classificação de subtropicais. Parabém pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Euler. Eu frequento muito ambas as cidades por questões de trabalho. Já passei meses em ambas. Inverno e verão. Percebo muitas semelhanças no modelo de clima das duas cidades (noites frescas, máximas comportadas, infiltração marítima no fim da tarde, verão bem encoberto, etc, com Curitiba tendendo a ser um pouco mais fria devido aos 150 metros a mais). A grande discrepância ocorre em eventos de frio forte no inverno. Porém, são eventos que não representam 5% dos dias do ano. Portanto, vejo ambas muito parecidas na maior parte dos dias.

      Excluir
  2. Existem registros de temperatura mínima absoluta bem mais baixas que isso em diversos anos em SP. Em 1918, há relatos de -3,9C e névoa congelada. Em 1955, -2,1C, em 1994, 0C. Em 2016 mesmo, fez -0,6C na zona sul de SP, registrado pelo CGE.
    Se formos depender apenas do Mirante de Santana para analisar o clima paulistano, certamente não será possível uma verificação acurada. O Mirante fica num topo bem no meio da região mais afetada pela intensa ilha de calor da região central.
    Não se pode aferir o clima de uma metrópole de 1.521km² com apenas UMA estação oficial, ainda mais com as características que citei antes.
    Nesse contexto, as estações da CGESP e do IAG da USP são fundamentais para um levantamento mais verossímil.
    RMSP é consideravelmente mais fria do que os dados oficiais nos fazem acreditar.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkk que ridículo isso não sabia que a ANTÁRTIDA tinha mudado de lugar. Kkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂RIDÍCULOS

    ResponderExcluir