Ao final de julho/2015 o modelo CFS previa um mês de agosto com anomalias positivas entre +1C e +2C no sul do Brasil, mantinha a tendência de anomalias no Chaco (verificada há meses) e uma tendência de anomalias negativas para a Patagônia, no sul do continente.
CFS para Agosto/2015
O realizado nos dois mapas abaixo mostram que o modelo teve um bom grau de acerto na tendência geral, mas errou na magnitude da anomalia positiva verificada, especialmente no Rio Grande do sul, onde estações chegaram a registrar o mês de agosto mais quente da história com anomalias entre +4C e +5C.
O modelo acertou o frio na Patagônia e errou pela primeira a mancha de anomalia negativa no Chaco, embora uma estreita faixa da região, na Argentina, tenha sido mais fria que o normal.
Para setembro/2015 o modelo mantém a tendência de mais calor que o normal para a maior parte do continente, diminuindo um pouco mais a mancha de anomalia negativa do Chaco e eliminando esta mesma da Patagônia. Tudo indica que Porto Alegre incrementará o seu recorde de meses em sequência com temperaturas mais quentes que o normal, atingindo seu 16º mês seguido de anomalias positivas.
Até o mês que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário