sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Recorde de Calor no Brasil, Recorde de Chuva no RS e Recorde de Frio na Argentina!

Hoje Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte registraram 42,8C, 36,0C e 37,4C, respectivamente, em suas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi um dia histórico para a climatologia da região sudeste do Brasil. A capital carioca registrou a terceira maior temperatura da sua história e Belo Horizonte alcançou seu recorde absoluto de 105 anos de dados!




O calor absolutamente anômalo no sudeste brasileiro é claramente ilustrado pelo mapa de anomalia acima, que mostra a discrepância da temperatura média na região nos últimos 5 dias. O mapa também mostra que no mesmo período o oeste e o sul do continente estiveram muito mais frio que o normal. Uma coisa interessante no mapa é que parece haver quase que um "eixo infernal" entre a localização  das 3 capitais do sudeste no mapa. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte praticamente formam aquela região com vermelho mais intenso, que é justamente onde mais tem feito calor nestes últimos dias.

O mês de outubro/2015 tem sido igualmente muito acima do normal para o sudeste do país. Uma "bolha" de ar seco impede o avanço das frentes frias, que acabam ficando estacionadas na região sul, trazendo muita chuva para esta, sendo em alguns momentos com tempestades severas. Foi o caso de Porto Alegre na noite do dia 14 de outubro/2015, quando a tormenta que caiu na capital gaúcha foi acompanhada de rajadas de vento de até 116 km/h na estação da Rádio Gaúcha. A chuva tem sido tão excessiva em Porto Alegre que o nível do Lago Guaíba atingiu o seu maior patamar em 74 anos! No último dia 12 de outubro faltaram apenas 11 cm para que o nível médio do Lago ultrapassasse o patamar do Cais do Porto, localizado no centro da cidade.

Esse contraste entre o sul chuvoso e o norte seco do Brasil também é composto por um terceiro elemento: o frio na Argentina. Os "hermanos" vivem um dos meses de outubro mais frios de sua história. Quase a totalidade da Província de Buenos Aires está com 5C abaixo do normal, sendo que algumas regiões da Provícia de La Pampa alcançam uma anomalia negativa de 7C. A capital argentina, Buenos Aires, tem normal climatológica de 17,7C em Outubro, porém até agora a média está em incríveis 13C.



Dá para dizer pelo mapa acima que, se o mês está quente no sudeste do Brasil (anomalias positivas entre 2C e 3C), na Argentina ele está anomalamente ainda mais frio! 

Curioso, não?


2 comentários: