quarta-feira, 6 de julho de 2016

Mais Uma Evidência De Que Não Há Aquecimento Global Provocado Pelo Homem

Após bater o recorde de calor desde o início das medições em fevereiro/2016 (comentado AQUI em post feito em 12 de março/2016), o Planeta Terra voltou a entrar em tendência de resfriamento. O gráfico abaixo mostra como a temperatura da baixa troposfera retomou patamares próximos ao normal. Em fevereiro/2016 a anomalia que era de +0,83C, em 4 meses caiu quase meio grau, atingindo +0,34C. 



Conforme previsto por mim no post de março/2016, a temperatura global manteve correspondência com o comportamento da temperatura dos oceanos, que é especialmente explicada pelo fenômeno ENSO (Oscilação do Oceano Pacífico entre El-Niños e La-Niñas). A ONI Index, que é o principal índice que mede a volúpia deste fenômeno, chegou a atingir +2,3 em dezembro/2015, o que igualou o recorde de ONI de dezembro/1997, período o qual registrou o último grande episódio de El-Niño no Planeta. Em maio/2016 a ONI bateu +0,7, ou seja, um tombo enorme que acabou resultando no retorno da temperatura global para um patamar próximo de sua média histórica conforme ilustrado pelo gráfico acima.

Mais e mais sinais vão mostrando que o tão propagado CO2 não é o principal driver da temperatura global. Sigo monitorando e esperando um sinal que mostre que realmente estamos passando por aquecimento global impulsionado pela emissão de gases de origem fóssil. Entretanto, ainda não encontrei. Em 14 de dezembro/2015 escrevi bastante sobre isso. Segue o LINK.

2 comentários:

  1. Obrigado pelos posts bruno, sempre acompanho teu blog, é umas das minhas fontes seguradas de dados. Grande abraço. te mais. Rogério

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Rogério! Está em gestação um post bacana sobre clima. Acho que vc vai gostar. Abraço!

    ResponderExcluir