segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Semelhança do Inverno de 2015 com 1998

Esse mês de julho está com bloqueio muito ativo, o que é consequência direta do Super El-Niño (tratado aqui) e que ocasiona muita chuva no RS. Foi assim em 1998 e está sendo assim em 2015. Essa semelhança entre estes dois anos é o que mais tem me chamado a atenção nesse inverno. Temos quase que um análogo perfeito com 1998. Percebam esta semelhança pelas anomalias de temperatura do Oceano Pacífico em ambos os anos.


Ainda que haja mais águas aquecidas em 2015, o Pacífico Equatorial está muito semelhante, e é onde a maior parte da energia que entra na Terra é absorvida, o que acaba fazendo da região aquela que desempenha o papel mais importante para o clima do planeta.

Em 1998  o inverno foi muito úmido e sem extremos no Estado. O Aeroporto Salgado Filho oscilou apenas entre 5C e 25C. Nesse 2015 a oscilação nos primeiros 20 dias do mês está ainda mais estreita, muito em virtude do excesso de dias encobertos, chuvosos e úmidos. A estação do INMET na capital gaúcha oscilou entre 6,8C e 22,9C, tão somente. A média do mês está quase cravada em cima do esperado para julho. Vejam pelo mapa abaixo como o RS está em sua maioria exatamente em cima desta normalidade climática.


Embora o RS acabe ficando na média na maioria de suas regiões, um pouco mais quente no norte e um pouco mais frio no sul, não é o que é registrado ao norte e ao sul do Estado. Do Uruguay para baixo temos um inverno mais frio que o normal. Da serra gaúcha para cima, um inverno ameno. 

E o quê esperar para o último mês do inverno? O modelo CFS vê agosto como mais um mês normal na maior parte do RS e sul do Brasil, porém vem incrementando anomalias negativas na média de suas rodadas nos últimos 3 dias no oeste do sul/sudeste, com destaque para o Paraná e São Paulo. Vejam abaixo.




Um boa noite.

Estamos sempre de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário