sexta-feira, 31 de julho de 2015

Backtesting CFS Julho/2015 e Previsão para Agosto/2015

No final de junho o modelo de CFS projetava as seguintes anomalias para à América do Sul por intermédio da média de projeções emitidas ao longo dos 10 últimos dias daquele mês:




O realizado (mapa abaixo) evidencia uma acurácia incrível da previsão realizada pelo modelo 30 dias atrás. As anomalias são muito próximas à previsão. Desde que comecei a realizar backtestings do CFS para a América do Sul, em julho de 2014, jamais verifiquei uma concordância tão forte como agora entre a previsão e o realizado, embora o modelo sempre tenha se mostrado bastante confiável nestas projeções mensais. 


E que temos de previsão para agosto? Mais um mês acima da média no sul do Brasil. Talvez o mais quente de todo inverno (junho, julho e agosto). O El-Niño (aquecimento das águas superficiais da região equatorial do Oceano Pacífico) tem se mostrado determinante para a verificação deste inverno quente no sul do Brasil e para o alongamento da série de 15 meses seguidos de anomalias positivas na capital gaúcha, um recorde de mais de meio século para a cidade. Algumas outras cidades e estações do sul do Brasil apontam uma sequência de 23 meses seguidos de anomalia positiva, sendo agosto de 2013, o mês que registrou aquela nevasca histórica na serra gaúcha, o último mês frio.



Importante destacar que, embora sem tanta confiabilidade quanto nas projeções para o mês seguinte, o modelo CFS permanece apontando seguidas anomalias positivas para os próximos 9 meses.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário