sábado, 12 de março de 2016

Temperatura Global Alcança Recorde Absoluto

Após mais de 12 meses de um grande episódio de El-Niño, que foi inclusive comparado ao grande evento de 1997 aqui neste espaço (acesse análise clicando aqui), o mundo finalmente começou a sentir os efeitos deste grande evento e que já pode ser considerado um dos maiores já vistos. Tanto as medições em terra quanto as medições da camada inferior da atmosfera atingiram recordes jamais experimentados antes.

O gráfico abaixo consegue contemplar todo histórico desde 1979. Ele apresenta o salto verificado na temperatura da camada inferior da atmosfera. Este salto é muito similar ao outro verificado no episódio de super  El-Niño que a Terra enfrentou em 1997. O ângulo da elevação da temperatura é igualmente abrupto. A diferença desta vez é que a barreira dos +0,8C foi ultrapassada e atingimos + 0,83C!

Já os três gráficos abaixo mostram a evolução da temperatura terrestre desde 1979 pelo pool de estações do NCEP. Notem no terceiro gráfico - que mostra o passado recente - o salto da temperatura a partir de 2015 com o advento desse super El-Niño. Conseguimos romper pela primeira vez a marca de +1,0C de anomalia! Já a linha vermelha que mostra a média móvel de 90 dias ultrapassou o recorde anterior de +0,5C!





A questão agora é sobre o comportamento futuro da temperatura global. Para onde ela irá? Continuará subindo e dará lastro à teoria do Aquecimento Global? Ou voltará a cair para o seu patamar médio? Como já comentei aqui nesse espaço antes (análise aqui), creio que o grande driver da temperatura global é a atividade solar e fenômeno ENSO (a sucessão El-Niños e La-Niñas no Pacífico Equatorial), e não a emissão de CO2 na atmosfera. Portanto, depois desse recorde, creio que no futuro próximo teremos uma boa queda na temperatura global, guiado, obviamente, pelo fenômeno ENSO. As minhas observações e análises (que sempre estão abertas a fatos novos, é importante que se diga) até hoje apenas identificaram este fenômeno como grande provocador de mudanças na temperatura da Terra. O mesmo pode ser dito sobre o atual recorde. Os próximos meses serão determinantes para a confirmação ou não desta minha tese amadora.

Abraços e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Olá Bruno.
    Essa temperatura 0,83C superior a média, refere-se a temperatura da atmosfera ou da superfície? Você conhece alguma fonte confiável de dados com medições da temperatura da troposfera? Procurei, mas não encontrei nada. Até onde consegui compreender, para o efeito estufa ser logicamente coerente é preciso a temperatura da troposfera tbm aumentar, se não, não há efeito estufa. Sei que você não é cientista, mas um entusiasta do clima, mesmo assim saberia me responder essa pergunta?
    Novamente agradeço pelos posts.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É da atmosfera, Rogério! Monitore a temperatura da troposfera pelo site do Dr Roy Spencer (http://www.drroyspencer.com/latest-global-temperatures/). A tua compreensão é perfeita, afinal como podemos ter efeito estufa apenas em superfície e não na atmosfera? Se apenas um dos lados se modificou de forma mais latente (no caso a superfície), como explicar esse efeito estufa seletivo? Curioso, não? Por isso creio que a tese do aquecimento global antropogênico é errada e que nosso principais driver continua sendo o sol e o fenômeno ENSO.

    ResponderExcluir