sábado, 17 de dezembro de 2016

Efeitos do Fenômeno ENSO e da SOI Sobre a Temperatura Média de Porto Alegre

Construí uma série de tabelas apresentando correlações entre a anomalia de temperatura de cada mês da série histórica de Porto Alegre (desde 1951) com dois fenômenos do clima que acredito que sejam main drivers do clima mundial: a Southern Oscillation Index (SOI) e o El-Niño Southern Oscillation (ENSO), dois fenômenos de macro escala tantas vezes já explicados nesse blog e que também podem ser facilmente pesquisados e estudados na internet, logo não vejo necessária a explicação de cada um deles agora, mas sim apresentar o impacto destes sobre o comportamento da temperatura da cidade de Porto Alegre.

Nas tabelas é importantes destacar dois pontos: 

1- Os números dentro de cada célula mostram a anomalia de temperatura do mês em questão (cruzamento linha x coluna)

2- As cores mostram a intensidade do fenômeno ENSO ou da SOI no mês em questão. Quanto mais intenso é o comportamento ENSO/SOI, mais intensa é a cor azul ou vermelha. Cores azuis denotam La-Niña e SOI positiva, enquanto que cores vermelhas representam El-Niño e SOI negativa. As legendas estão a seguir:

Legenda de Cores da SOI:

Legendas Cores do Fenômeno ENSO:

As tabelas são bastante autoexplicativas, entretanto achei importante pontuar alguns aspectos que explicarei após algumas delas. Agora, vamos aos dados e análises!


ANÁLISE ANUAL

Anomalia de Porto Alegre x Comportamento da SOI - 15 ANOS MAIS QUENTES



Anomalia de Porto Alegre x Comportamento da SOI - 15 ANOS MAIS FRIOS

Legenda de Cores da SOI:


Anomalia de Porto Alegre x Fenômeno ENSO - 15 ANOS MAIS QUENTES



Anomalia de Porto Alegre x Fenômeno ENSO - 15 ANOS MAIS FRIOS

Legendas Cores do Fenômeno ENSO:


Fica evidente pelas tabelas acima que os anos mais frios de Porto Alegre são muito impactados pela SOI positiva e/ou pela La-Niña. Da mesma forma, anos mais quentes são bastante correlacionados com fenômenos El-Niño e/ou pela SOI negativa. Contudo, não necessariamente a intensidade destes fenômenos está correlacionada com a intensidade da anomalia de temperatura. Notem, por exemplo, que o pico de SOI e La-Niña registrado em 1975 não fez com que aquele ano fosse o mais frio da série. Igualmente, o pico de SOI negativa e El-Niño verificado em 2015 não fez daquele o ano mais quente da cidade.



ANÁLISE DOS INVERNOS - BIMESTRE JUNHO E JULHO (JJ)

Anomalia de Porto Alegre x Comportamento da SOI - 10 INVERNOS MAIS FRIOS

Legenda de Cores da SOI:

 
Anomalia de Porto Alegre x Fenômeno ENSO - 10 INVERNOS MAIS FRIOS

Legendas Cores do Fenômeno ENSO:

Um ponto interessante dos invernos mais frios de Porto Alegre é que, além de obviamente terem uma predominância de meses sob influência da La-Niña e da SOI positiva, é possível que ocorram invernos frios quando o ano se inicia sob forte El-Niño e/ou SOI negativa e este transita para um estado de neutralidade ao longo do ano que pode acabar migrando para um fenômeno oposto no fim do ano. Foi o caso dos anos de 1983, 2016, 1988 e 1964. Os anos de 2009 e 1990 mostraram-se bem atípicos, contudo.

Destaca-se também o papel importante da SOI. Os 8 invernos mais frios da cidade ocorreram, TODOS, sob SOI positiva e/ou neutralidade.


Anomalia de Porto Alegre x Comportamento da SOI - 10 INVERNOS MAIS QUENTES

Legenda de Cores da SOI:


Anomalia de Porto Alegre x Fenômeno ENSO - 10 INVERNOS MAIS QUENTES

Legendas Cores do Fenômeno ENSO:

Os invernos quentes talvez sejam o evento com maior número de padrões identificados entre todas as tabelas, ainda assim há uma grande constatação: invernos quentes não ocorrem sob influência de La-Niña! Todos os 10 invernos mais quentes da cidade ou estavam sob influência de El-Niño ou sob neutralidade. Outras três constatações estão bem definidas: 1- a SOI é quase sempre negativa nos meses de invernos quentes. 2- é grande a prevalência de fins de ano sob forte El-Niño quando o inverno na cidade é quente. 3- é comum a ocorrência de invernos quentes após um verão sob influência de La-Niña e/ou SOI positiva.



ANÁLISE DOS VERÕES - BIMESTRE JANEIRO E FEVEREIRO (JF)

Anomalia de Porto Alegre x Comportamento da SOI - 10 VERÕES MAIS FRIOS

Legenda de Cores da SOI:


Anomalia de Porto Alegre x Fenômeno ENSO - 10 VERÕES MAIS FRIOS
Legendas Cores do Fenômeno ENSO:

Os verões frios de Porto Alegre mostram-se com comportamento bastante aleatório quando analisados sob o guarda-chuva do Fenômeno ENSO. Não há uma regra clara. Há anos inteiramente influenciados por La-Niña ou El-Niño, bem como anos de transição - tanto para um lado como para o outro. Contudo, quando analisado sob a ótica da SOI, fica evidente a sua influência. A grande maioria dos verões frios de Porto Alegre ocorrem sob SOI pendendo para o lado positivo. Na análise do invernos mais frios, a análise da SOI também foi bastante destacada e semelhante.


Anomalia de Porto Alegre x Comportamento da SOI - 10 VERÕES MAIS QUENTES
Legenda de Cores da SOI:


Anomalia de Porto Alegre x Fenômeno ENSO - 10 VERÕES MAIS QUENTES

Legendas Cores do Fenômeno ENSO:

Os verões mais quentes de Porto Alegre são absolutamente aleatórios. Podem ocorrer sob La-Niña ou El-Niños fortes, além de SOI positivas ou negativas. Os anos aos quais estes verões estão inseridos também não apresentam um padrão, pois podem apresentar transição de El-Niño para La-Niña, e vice-versa. Da mesma forma, também podem ser inteiramente influenciados por La-Niña ou El-Niño. 


CONCLUSÃO

Penso que são duas as maiores conclusões desse estudo:

1- Anos quentes ou frios são muito correlacionados com o Fenômeno ENSO e com o desempenho da SOI. É notável como as tabelas de análise anual são bastante marcadas pelas cores azul e vermelha pra explicar anos frios e quentes, respectivamente.

2- A SOI tem papel muito importante para explicar o desempenho de uma estação fria ou quente. O bimestre ou estação recorde normalmente ocorre sob condições de SOI bem definidas. Verões frios (bimestre JF com SOI quase sempre positiva), invernos quentes (bimestre JJ com SOI quase sempre negativa) e invernos frios (bimestre JJ com SOI quase sempre positiva) estão muito correlacionados com o desempenho da SOI nos meses que integram o bimestre em questão. A exceção fica por conta dos verões quentes, que apresentou-se com comportamento aleatório na relação com a SOI.

10 comentários:

  1. Muito interessante. Onde posso conseguir a série histórica das temperaturas de POA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramiro, você pode encontrar no site do INMET e da NASA (Gisstemp).

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É inegável que houve aquecimento. Isso jamais foi questionado aqui nesse blog. O que muito se debateu foram as causas desse aquecimento e se a tendência linear e bastante correlacionada com as emissões de CO2 (que muitos defendem) procedem. Caso tenhas interesse, eu escrevi sobre isso aqui http://coolclima.blogspot.com.br/2015/12/aquecimento-global-agora-vai.html

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gean, fique tranquilo! Estamos abertos ao debate e erros acontecem!

    ResponderExcluir
  7. Valeu amigo Bruno! E outra coisa que observei no site GISTEMP e quero destacar aqui: Até 2014 muito se falava em "Padrão USA" do Inverno do Sul do Brasil. Que o Inverno do Sul sempre seguia a tendência do Inverno dos EUA. Só que depois dos anos de 2014 e 2015 em que os EUA tiveram Invernos rigorosos e o Sul teve Invernos fracos, esse tal "Padrão USA" perdeu o crédito. Mas antes mesmo de 2014 e 2015, nunca houve uma relação direta entre os Invernos dos EUA e do Sul do Brasil. Não só 2014 e 2015 que foram Invernos gélidos por lá e Invernos tropicais no Sul. 1958, 1966, 1977 e 2003, foram outros anos em que os Invernos foram rigorosos nos EUA e fracos no Sul. Enquanto em anos que o Sul teve Invernos gloriosos como 1990, 2000, 2007 e 2013 o Inverno foi ameno nos EUA. Portanto, o tal "Padrão USA" nunca passou de uma estória.

    ResponderExcluir
  8. Gean, eu não sou adepto da correlação USA e Brasil por uma simples razão: o contexto deles, de média latitude, é distinto do nosso, de baixa latitude.

    ResponderExcluir