domingo, 25 de dezembro de 2016

Solstício de Inverno x Solstício de Verão

Em 11/06/2016, viajando com a minha família para o litoral do Rio Grande Sul, parei em um famoso restaurante da RS-020, o Café Tainhas. Eram 11 horas da manhã e a temperatura era de apenas 1C no local. Não tínhamos sol e o vento era cortante. Tomando café no abrigo registrei a foto abaixo:



Hoje, dia 25 de dezembro do mesmo ano, fazendo o mesmo trajeto que fiz 6 meses antes no solstício de inverno, parei mais uma vez com a minha família naquele mesmo Café. Entretanto, as condições eram absolutamente distintas da vez anterior, ainda que no mesmo horário. Fazia 28C e o sol se fazia muito presente na rua. Resolvi registrar o momento assim como daquela vez.



Vejam que curiosa é a natureza na comparação com ela mesma. Paisagens totalmente distintas, alteradas apenas pela distinção proporcionada pelos 46,5 graus de inclinação solar que separam o solstício de inverno do solstício de verão.

Pra quem não conhece, o Café Tainhas fica localizado no pequeno município de Tainhas, na serra do Rio Grande do Sul. A altitude do local é de 885 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário