quinta-feira, 24 de julho de 2014

Julho/2014 e Tendências Para Agosto/2014

O mês de julho vai se confirmando como mais um mês quente neste ano de 2014. O ar frio que nesse momento ingressa no RS e que deverá influenciar nosso dia-a-dia até a próxima segunda-feira não conseguirá mitigar o efeito positivo na média do mês provocado pelo grande número de dias sem frio intenso até agora. A estação do INMET em Porto Alegre está com média de 16,2C até esse exato momento, o que configura uma anomalia de +1,7C sobre a média normal para o período.
A massa de ar frio que nesse momento já influencia as condições atmosféricas do sul do Brasil não deverá se confirmar com a mesma intensidade projetada há alguns dias atrás. Algumas projeções do modelo norte-americano (GFS) chegaram a apontar entre -4C e -5C de anomalia para a região de Porto Alegre nos últimos 7 dias do mês. Hoje este mesmo modelo deu uma arrefecida nestas anomalias, conforme ilustração abaixo:


Mesmo as projeções de longo-prazo também arrefeceram o frio projetado para o mês de agosto no RS. O modelo CFS (em sua média de 40 rodadas realizadas), que já chegou a projetar -2C de anomalia para o mês de agosto no Estado, hoje apenas aponta uma leve anomalia negativa.




Se o mapa acima se confirmar, ao menos será o primeiro mês do ano que podermos chamá-lo de frio!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário