quarta-feira, 16 de julho de 2014

Mundo está quente?

A resposta para essa pergunta é simples: não. Se olharmos sob uma perspectiva histórica estamos apresentando uma anomalia praticamente nula em relação a média verificada entre os anos de 1981 e 2010. Nos últimos 10 anos a temperatura média verificada no pool de estações do NCEP está em queda, inclusive. Vejam no gráfico abaixo:


Antes de 2005, contudo, o mundo apresentou um aquecimento razoável a partir do ano de 1998, cujo estopim foi um super el-niño verificado naquele mesmo ano. O patamar anômalo chegou a quase 1C.


O importante nas informações acima é que fica difícil verificarmos o alarmante aquecimento global tão propalado pela mídia nos últimos anos. Pior, pelos gráficos fica evidente que mundo hoje está tão quente quando no início dos anos 90, quase 1/4 de século atrás: temos uma leve anomalia positiva de cerca de 0,1C.

A pergunta remanescente, portanto, não é a do título deste post, pois não mudamos muito nos últimos anos. O que devemos nos perguntar é se realmente estamos passando por um aquecimento a nível global e se o que foi verificado entre 1998 e 2005 foi apenas "fogo de palha" (que acabou servindo como combustível para alguns alarmistas). Quente nós não estamos...

Tags: aquecimento global, global warming, anomalia global de temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário