sábado, 26 de julho de 2014

Mudança Drástica nas Projeções para Agosto

Gurizada, 10 dias atrás o modelo CFS projetava um mês de agosto razoavelmente abaixo da média em todo centro-sul brasileiro. Tínhamos vastas áreas com anomalias de quase -2C em relação ao normal para mês na média das 40 rodadas feitas por aquele modelo entre os dias 6 e 15 de julho.


Passados 10 dias - e chegando ao dia de hoje - este mesmo modelo passou a apresentar a seguinte projeção pela média das suas últimas 40 rodadas. 


Reparem que as anomalias negativas simplesmente sumiram! Porém, se nos focarmos apenas na média das últimas 12 rodadas já chegamos a encontrar áreas do RS com anomalias levemente positivas.


Pelo o que costumo verificar nesse modelo, a média das suas últimas 40 rodadas costuma ser bastante confiável quando estamos a poucos dias do início do mês que está sendo projetado, o que me faz crer que o mês vindouro tem boas chances de ser mais um mês de anomalias positivas no sul do país neste quente ano de 2014.

O que também é curioso em tudo isso é que essa mudança para um cenário de "calor" coincidiu com um razoável resfriamento das águas do Pacífico Central (mapa de anomalias de temperatura da superfície do mar abaixo), o que normalmente traz reflexos em prol de anomalias negativas no sul do Brasil. 



Pelo visto, não será o caso desta vez!

Seguimos monitorando!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário