quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Janeiro/2015 no Brasil

O mês de janeiro de  2015 vem apresentando vastas anomalias negativas no território sul-americano, exceto na região onde tradicionalmente a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atua, que é onde está o eixo de estados do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Norte do Paraná e Nordeste de Santa Catarina. 

A ZCAS é um canal de umidade vindo da Amazônia e que costuma trazer chuvas abundantes durante o verão para estas regiões. Contudo, assim como em 2014, neste verão o canal de umidade está mais verticalizado, trazendo anomalias positivas de chuva para o interior do continente (Mato Grosso do Sul, Oeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina, Oeste/Sudoeste do Rio Grande do Sul, Paraguai, Bolívia e Norte da Argentina.

Nos mapas abaixo esta alteração da dinâmica tradicional das chuvas já pode ser evidenciada em termos de temperatura, pois as regiões que deveriam estar sob chuva têm sol, e as regiões que deveriam receber mais radiação estão sob chuva.



Para os próximos 15 dias não há perspectiva de mudanças neste padrão, pois as projeções apontam para a sua manutenção em virtude do fortalecimento da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que estará quase tropicalizada neste evento, trazendo anomalias positivas de pressão sobre mar, gerando bloqueio. É o que mostra o mapa abaixo para a saída de 66 horas, mas que vem sendo mostrada para quase todos os horários nos próximos 8 dias.



Como ficarão as temperaturas? Muito próximas do que tivemos até agora no mês. É o que aponta a saída mais recente do modelo de previsão norte-americano (GFS).



Falou, gurizada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário