segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Litoral Norte Gaúcho tem Água mais Quente que o Caribe!

Quem esteve no litoral norte do RS nesse fim-de-semana pôde experimentar águas mornas como normalmente não se vê por estas bandas. Tradicionalmente gelado, o mar gaúcho tem se apresentado mais quente que o normal nos últimos anos, o que tem inclusive contribuído para os verões escaldantes deste período. Contudo, o registro atual da temperatura da superfície do mar atingiu níveis impressionantes. No mapa abaixo é possível constatar uma "bolha" de águas entre 27,0C e 27,5C exatamente sobre a região de Torres, Atlântida e Tramandaí!


Não é possível afirmar que o fato é inédito, pois não tenho comigo uma base histórica da temperatura do mar gaúcho. Porém, ao comparar essa temperatura com o que é registrado nesse momento no Caribe, o fato impressiona. Tudo bem que é inverno no Hemisfério Norte, o que traz algum reflexo para as mornas águas caribenhas, mas é deveras interessante saber que neste momento o nosso litoral tem águas tão quentes quanto Cancun, e mais quentes que, pasmem, Aruba! A capital cubana, Havana, também não consegue "vencer" o nosso litoral. No mapa abaixo indiquei a localização de Cancun, Aruba e Havana para que possam se localizar.




Quem curte banho de mar é bom aproveitar esse raro momento proporcionado para as praias gaúchas, historicamente tão carentes de boas condições para aproveitara a orla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário