domingo, 4 de janeiro de 2015

Temperatura do Mar no Verão 2014/2015

Assim como tem ocorrido nos ultimos verões, o atual de 2014/2015 também deve ser sob águas quentes e acima do normal. É o que aponta o mapa abaixo das condições atuais de anomalia de temperatura da superfície do mar.



Notem como as costas do RS e SC estão no centro de uma grande massa de águas mais aquecidas e que se estende desde a Patagônia até o litoral do Espírito Santo. Coincidência ou não, esta grande mancha de anomalia positiva ocorre em um mesmo período de verões igualmente mais quentes que o normal no leste das regiões sul e sudeste do Brasil.

Estas anomalias representam temperaturas na casa dos 25C no litoral norte gaúcho, 24C na região da Praia do Cassino e entre 26C e 27C nas praias catarinenses. É o que mostra o segundo mapa abaixo. Vejam que a temperatura do nosso mar sulista está muito próxima das águas da costa nordestina (ao redor de 27C/28C) e até mais quente que a porção oriental do litoral carioca (região de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios) onde o mar é tradicionalmente mais frio em virtude do fenômeno da ressurgência.


Abraços e aproveitem essas águas aquecidas para mergulhar!

7 comentários:

  1. Bruno, boa análise! Nota-se como o litoral norte de SC possui águas mais quentes. Por experiência, penso que são mais quentes de Piçarras até Itapoá.l, pois em algumas praias de BC a água já se comporta como praias mais ao sul, notadamente Bombinhas e Floripa.

    E o que falta para esse mar aquecido nos deixar? Mudança na dinâmica das massas de ar?

    ResponderExcluir
  2. ASAS ganhará força e a chuva diminuirá. Energia mais cara e racionamento a caminho.

    ResponderExcluir
  3. Difícil saber a causa. Tenho palpites: o asas no mar que aumenta a radiação sobre o mar e as teleconexões marítimas (correntes)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog e por tuas análises! Estou sempre acompanhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Artur! É um prazer ter vc como leitor. Qual é a tua opinião sobre causas e consequências do Atlântico Sul bem mais quente que o normal?

      Excluir
  5. Os dados do NOAA indicam um aquecimento generalizado das águas dos oceanos, mas o grande aquecimento nesta região em particular deve também ter a ver com um movimento incomum das correntes oceânicas. De qualquer maneira, eu conheço quase nada sobre a dinâmica das correntes marítimas. Quanto às consequências, o que tenho observado é que o Atlântico aquecido na costa gaúcha no verão favorece a convecção e, portanto, a formação de CBs na metade leste do RS, especialmente na Serra, Litoral Norte e Vales. Em dois anos (2004 e 2010) com águas superaquecidas, observou-se em março a formação de centros de baixa pressão com deslocamento anômalo (do oceano para a terra). Em 2004, essa baixa se transformou no furacão Catarina. Já em 2010, o sistema se desorganizou quando se aproximava do litoral. Então, não se pode descartar a formação de ciclones tropicais no litoral sul se esse aquecimento perdurar até março.

    ResponderExcluir
  6. Interessante a tua observação sobre as baixas de sentido oeste (vindas do mar). Contudo, ainda que seja apenas uma opinião sem fulcro científico algum, penso que o Atlântico Sul aquecido é consequência do ASAS de verão (bloqueio). É muita radiação em época de solstício. Algum impacto na SST deve ocorrer.

    ResponderExcluir